local
AH, ESSA MATILHA DE CÃES RAIVOSOS!
![]() |
| Montesquieu |
Montesquieu definiu no Espírito das Leis que o fraco deve se proteger do forte através das leis e pela separação dos poderes. "Não se deve de modo algum estatuir pelas leis divinas o que deve sê-lo pelas leis humanas, nem regulamentar pelas leis humanas o que deve ser feito pelas leis divinas". Para ele, os poderes precisam ser separados e balanceados para que se garanta os direitos individuais e a liberdade. Sem amálgamas nem atuações por conta própria, o que iria descambar em arbitrariedades; e sim, combinando entre ambos para que haja harmonia entre os poderes.
Também explica que os poderes precisam de freios para poder alcançar o estado de direito, liberdade individual e tolerância de alcance universalista para as sociedades. Segundo o autor, uma constituição deveria ser explícita e limitar a ação dos poderes, cuja competência seria: LEGISLATIVO elaborar as leis; EXECUTIVO aplicar as leis e executar as Políticas Públicas; JUDICIÁRIO garantir o cumprimento das Leis.
Cumpre dizer que na Ilha de Itamaracá o Legislativo, salvo pequena parcela, resolveu ser o antípoda político da ideia colocada pelo filosofo e se coloca ao lado do Executivo em sentido literal e permanece, pelo menos ao que parece, como extensão deste. Está fixamente cristalino que o papel do legislativo é de correlação de forças para a garantia de um governo voltado para evolução da sociedade garantidos os direitos básicos de cada cidadão/cidadã; inclusive se interpondo contra um executivo quando este se arvora de prerrogativas danosas à sociedade.
Notabilizando-se por votar projetos danosos aos servidores e a própria sociedade, simplesmente a pedido do executivo, o legislativo ilhéu é cúmplice de um poder caquético, coxo, desidioso, improdutivo. Uma verdadeira vergonha para a representação da cidadania onde se perpetra em outro poder as decisões, sem um mínimo de discussão com os atores interessados.
E é justamente essa matilha que se apresenta agora para pedir novamente votos para se perpetuar no poder, fazendo das redes sociais retrete e tentando fazer os cidadãos de parvos.
Já passou da hora de enxotar essa matilha.
Ilha de Itamaracá 24 de setembro de 2020 texto atualizado

Comentários
Postar um comentário