POR QUE INFORMAR?

Existe jornalismo no Brasil?   Fome de notícia?  Cadê a notícia?  Jornalismo plural?  Fazer jornalismo?  Fingir jornalismo.   Jornalismo objetivo.   Jornalismo?  Qual o sentido da palavra?

Mino Carta diz que "o jornalista se manifesta ao colocar uma humilde vírgula; é você. Nós não somos objetivos."  E segue: "o jornalista tem de possuir três aspectos: perseguir a verdade factual; ter espírito crítico e fiscalizar o poder onde quer que ele se manifeste. Atingindo-o quando for preciso; denunciando-lhe as mazelas quando for necessário. A fiscalização do poder é o atributo fundamental do verdadeiro jornalismo."  

O jornalismo é o fruto da busca por uma democracia; de trazer ao povo o esclarecimento.  Fato que tem haver com como jornalismo tem haver com a democracia, como ponte ao esclarecimento; é a ponte da objetividade.  Ao jornalismo cabe trazer a informação factual e deixar que o leitor faça o seu julgamento. Segundo Stepan, há uma verdadeira batalha pelos corações e mentes que, entretanto, é temperada pelo mito da objetividade.   A imprensa deveria se colocar publicando tudo; ao passo que o leitor, sob o mito da objetividade, poderia colocar o seu julgamento tirando suas conclusões.

Segundo Elmer Davies, só poderíamos ter objetividade jornalística nos editoriais, inclusive propunha que nas primeiras páginas de todos os jornais deveriam vir o seguinte aviso: para verdade sobre o que você lê abaixo, veja a página editorial.¹
    
No Brasil, perdeu-se, há muito, a objetividade jornalística; e ela acabou contaminando todos os meios de informação; adquirindo aspecto de um jornalismo panfletário característica de movimentos partidários ou ideológicos.
     
O manual de redação da Folha de São Paulo, na pág. 34, no verbete "objetividade" diz o seguinte: "Não existe objetividade em jornalismo.  Ao redigir um texto editá-lo o jornalista toma uma série de decisões que são em larga medida subjetivas, influenciadas por suas posições pessoais, hábitos e emoções." E continua disfarçando: " Isso não o exime, porém, da obrigação de procurar ser o mais objetivo possível. Para retratar os fatos com fidelidade, reproduzindo a forma em que ocorrera o fato"²
      
Estamos vivendo uma Era de mudanças. e assim, assumimos o compromisso com a notícia verdadeira sem interjeições e reticências; com a pluralidade, bem como as opiniões contrárias com o exposto no veículo. Trazer em decorrência de análise a correção dos textos, desde que apresentadas no enfoque; cultivar a arguição crítica, e cultivar, também, espaços ao contraditório;  Porque é desse princípio que demanda a verdadeira democracia

O Tribuna Jaguar volta a circular com tais características e, com certeza, sendo fundamentalmente fiel ao fato; assertiva que nos deixa respaldado pela população itamaracaense que, por avidez da notícia, e tendo o Jaguar como veículo, deposita em nossa comunicação sua confiança.   A infovia é o nosso mais novo "papel"; é nela que poderemos escrever e demonstrar, objetiva ou subjetivamente, sem omissão ou distorção, os fatos locais ou nacionais aos nossos leitores.
     
Boa leitura e boa sorte
   


1-  http://docs14.minhateca.com.br/445857351,BR,0,0,O-que-é-Jornalismo---Clovis-Rossi.pdf
2 - Idem,

Comentários

Postagens mais visitadas