COMO É PERVERSA A JUVENTUDE DO MEU CORAÇÃO!

Encontro nas paralelas com Belchior





 Estando, ou não, mais angustiado, estive agora a pouco revivendo um dos maiores ícones de nossa MPB e considerado - pelo menos por este que escreve estas minguadas linhas - como o nosso Dylan, tamanha sinceridade e sincretismo em sua música.  Poeta da paráfrase de meias e longas palavras, rebuscadas ou não. Adorando a Divina Comédia de Dante, Belchior estaria preparando uma tradução sua quando nos deixou órfãos. 
    Antônio Carlos Gomes Belchior Fontenelle Fernandes, ou simplesmente: Belchior, com o "o" fechado, como diria seus companheiros de campanha quando saíram do Ceará para propagandear mais uma verdadeira musicalidade nordestina ao lado de Ednardo, Amelinha e Fagner "o pessoal do Ceará", rótulo que não aceitava porque tinham outra proposta e faziam contraponto com outra vertente já enraizada que era o pessoal da Bahia: A TROPICÁLIA.   Belchior utilizou das letras do Gil e Caetano para destilar a sua verve  contra o que se apresentava - e ele próprio considerava - como "atraso" naquele momento na cultura  musical existente. 
    Havia mais.   Segundo ele, havia muito mais.
    O Nordeste sempre foi seu chão. Seu Monte Camburaí e seu Chuí.   Extremos de uma alma de extremos.  Extremos de uma canção de extremos.   Sempre a Palo Seco e nunca a Palo Seco.  Cheio de referências, Belchior se vale de uma província na Argentina Palo Seco para expressar sua preocupação política naquele momento em 73: "um tango argentino me vai bem melhor que um blue" - cantar em inglês era moda por aqui; e no exato ano em que a ditadura se iniciava no Chile: sei que assim falando pensas que este desespero é moda em 73e ainda assim revela um desejo: Eu quero que este canto torto feito faca corte a carne de vocês.
     "É preciso desafinar o coro dos contentes!" disse uma vez.  Soa como revolucionário, trazer a luz à luz; Desfazer para fazer; desaprender para aprender. Sentir orgulho pelo pertencimento ao não-pertencer; ser o "não-ser".  Tinha orgulho disso.   Disparava contra tudo de modo elegante, impermeável, sutil e de uma sutileza monstruosa; e carinhosa, e turrona: dantesca.  Não falseava palavras nem escolhia a personagem, uma vez cantou: "Veloso, o sol não é tão bonito pra quem vem do Norte e vai viver na rua!"; em fotografia 3x4 revela que o nordestino não tem vez, enquanto que o baiano quer sentir o vento com "nada no bolso ou nas mãos"; ele demonstra solidariedade na mesma canção: "eu sou como você que me ouve agora." Pertencimento. Companheirismo. Nada tão idealizado nem idílico.  Apenas dizendo "Tamo junto!"  e tendo certeza de que tem coisas novas pra dizer.   De fato.
        Quando Elis Regina gravou Como Nossos Pais e cantou pela primeira vez ao vivo, ele estava na plateia chorando. Quando Chico Anísio o homenageou no Senhor Brasil do Rolando Boldrin declamando Galos Noites e Quintais, lá estava ele na plateia também chorando. É um deslinde de sentimentos aguerridos na sequidão das terras rachadas pela estiagem no brejo da nordestinidade. Paralelas, obra perfeita e fantástica do cantautor, ganha robustez e angústia na voz de Vanusa, sinceridade em Erasmo Carlos e desmanche de sentimentos em Zélia Duncan com sua interpretação blues.  E daí talvez advenha os extremos da juventude do coração.
        Mucuripe o projetou assim como Fagner, parceiro da canção, para o Brasil. Elis Regina, Roberto Carlos e até Nelson Gonçalves gravaram a música.  Segundo o próprio Fagner, Belchior foi seu parceiro mais importante,  mesmo depois das rusgas que os separaram. 
       Cabe aqui outro excerto elementar: Cumpre saber que Belchior levava a palavra a sério, assim como a musicalidade e expressões linguísticas que por vezes trariam atrito com outros autores.  Buscando legitimação ou litigância? Não sei. Só sei que nada é divino, nada é maravilhoso, nada é secreto, nada é misterioso; ainda que cantado por Gilberto Gil, porque ele era Apenas Um Rapaz Latino-americano sem dinheiro no banco e ainda era bem moço pra tanta tristeza.  
          

Itamaracá 07 de dezembro 2018


           










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